Uma semana em Évora (1)

Tem sido uma semana e tanto. O outro amor da minha vida mudou-se para a Rua 5 de Outubro, em Évora. A porta já está aberta, as prateleiras estão já cheias de livros que tenho ajudado a organizar letra por letra os autores dos livros. A Fonte respira e vai ganhando vida, transpira novidades. Acho esta Fonte mais bonita que a original, apesar de na primeira ter lá nascido o meu filho, por morar lá o outro amor da minha vida. Não foi a vida que mudou, têm-nos feito mudar de vida. E a gente muda, enquanto as letras encherem fontes de torrentes de vida, a gente muda. Agora é Évora que é uma cidade bonita e cheia de japoneses.

Tem sido uma semana para não esquecer, passada entre parafusos e pó; vi arder, literalmente, uma aparelhagem que tocava um disco do Tartini. Hoje já não tenho pés que aguentem a ansiedade da abertura. Às portas do Giraldo, entre a Sé e o céu de Évora cheio de pássaros que não sei o nome, mora a nova Fonte de Letras. A porta tem o número 51.

(Nas vitrines), o Arcimboldi apareceu e ficou de um lado, no outro, a cabeça mecânica do Haussmann parece não querer sair dali. Isto promete.

As portas abrem, oficialmente, amanhã que é Sábado, dia 27 de Julho, às 18h

 

Comentários

Fio de Prumo disse…
os amores são como as flores...perfeitos...amores perfeitos
teresa almeida disse…
Que seja. Um novo sítio, nova era. Votos de uma feliz temporada.
Ana Fonseca disse…
Os pássaros devem ser gralhas cinzentas. Há uma comunidade na zona da Sé de Évora. Parecem corvos mas são mais pequenas e mais claras.
Ainda passo a trocar um livro. Felicidades!

Neno disse…
Boa abertura e melhor prolongamento.
Abraço da cidade Çanta,
Neno
Anónimo disse…
Foi a declaração de amor mais original que ouvi até hoje!
Votos de muito sucesso para a nova "Fonte", que continue a inspirar-nos com todas as suas letras...
Bolaño disse…
Arcimboldi é um cruzamento entre o pintor Arcimboldo e a personagem de Bolaño, Benno von Archimboldi?
Não se trata do cruzamento entre a personagem do romance de Bolaño (2666), Benno von Arcimboldi, e Arcimboldo. A instalação escultórica está pousada numa vitrine, na livraria Fonte de Letras, em Évora, e sugeriu-me a entrada de um teatro. O tracadilho é entre italianos: Arcimboldo e o Teatro Arcimboldi em Milão.
No entanto, a origem da peça é o bibliotecário do pintor Arcimboldo.
Gracias.
Maria Franco disse…
obrigada pelo esclarecimento!

Não sabia as origens do nome mas posso afiançar que tudo estava um espanto!

Abraço e que a nova Fonte continue a jorrar!

Mensagens populares